Bike Challenge 2008 - Costa Verde
Desafios são momentos onde se precisa ter determinação. Para se superar limites, temos que ter capacidade física e mental. Quando se tem limitações físicas impostas pela vida, o aspecto mental se torna então fundamental para a superação do desafio.
Foi exatamente assim que realizamos o Bike Challenge Costa Verde 2008, 5 dias de cicloturismo com um grupo de 46 ingleses, de Maresias - litoral de São paulo, até Mangaratiba, Rio de Janeiro, em setembro passado: Superação total!
O Regain Group é formado para se destinar parte da arrecadação de fundos para o tour à instituição que abriga atletas que se acidentaram durante a prática esportiva. São tetraplégicos que têm uma coisa em comum: Continuam praticando e amando os esportes, sendo exemplos para todos nós.
Dos 46 cicloturistas, 3 eram portadores de deficiência, e pedalaram seus triciclos com incrível habilidade junto com os demais participantes. Nós da organização, criamos a nossa já tradicional infra-estrutura para dar suporte ao grupo, e mais ainda pela participação dos três atletas especiais, incluindo carros de apoio para cadeirantes e acomodação própria nos hotéis e pousadas. Sem contar com o espírito da equipe que se solidarizou sempre em todos os momentos da aventura. E não foi nada fácil!
Acordamos no dia anterior ao início da viagem com a esperança de que a frente fria que estava estacionada no litoral desse uma trégua. Na preparação das bicicletas, existia a preocupação com as dificuldades de se pedalar em meio à chuva, com a água misturada à areia entrando no sistema de transmissão das marchas e engrenagens dos pedais. E foi o que aconteceu.
No dia da partida, nós da organização sabíamos que ia ser uma dureza mas não esperávamos tanto. Uma coisa é ser pego pela chuva no caminho. Outra é já sair debaixo dela e enfrentar o dia todo de dificuldades. Com vento, frio, água entrando por todos os lados, cada pedalada era um esforço dobrado, física e mentalmente. Mesmo com casacos de chuva e óculos, imprescindíveis nessas condições, manter a moral do grupo era fundamental quando se tinha que cumprir os 55 km de estrada até Caraguatatuba.
Cada parada para hidratação e alimentação energética era um sacrifício pois a musculatura esfriava e a chuva não parava. Os inglêses, já acostumados com as condições, muito parecidas com as encontradas no seu país, até que não estavam muito desanimados. Eu ficava com pena de não termos o sol brilhando e as paisagens maravilhosas do litoral em destaque, ilhas, baias e enseadas. Mesmo assim, ainda paravam para tirar fotos!
No segundo dia não tivemos moleza. Mais 60 km de chuva até Ubatuba, nas mesmas condições do dia anterior, e as bicicletas sofrendo muito desgaste, exigindo demais de nossa equipe para mantê-las em funcionamento. Na chegada no hotel, trabalho dobrado para lavá-las e lubrificá-las, sem contar com a troca das engrenagens centrais e das sapatas de freios que derretiam com a terrível combinação de areia e água. Os triciclos dos tetras também exigiram uma revisão geral. São verdadeiras máquinas. Fiquei impressionado com a tecnologia empregada neles. Bancos confortáveis, freios à disco, 27 marchas, com um sistema acionado com o queixo, e uma espécie de manivela que faz o papel dos pedais. Ainda têm um pequeno motor elétrico, acionado apenas em momentos de necessidade, como em ladeiras muito íngremes.
No terceiro dia, nos 85km entre Ubatuba e Paraty, finalmente não saímos com chuva do hotel. Estava um tempo nublado e ainda frio, o que animou o grupo. Mas lá pelo trecho final, nos últimos 25km, uma chuva rápida e forte voltou à importunar os ciclistas. Antes, pelo menos deu para a galera tomar um delicioso banho de mar na vila de Picinguaba, comunidade de caiçaras onde almoçamos um delicioso peixe, com camarão e lulas.
Em Paraty, uma noite de céu estrelado deixou claro que no dia seguinte o sol voltaria a brilhar!
E foi assim nos 100km clássicos até Angra dos Reis. O grupo teve um rendimento excepcional e todo mundo ficou maravilhado com a paisagem, elogiando muito a natureza de nosso país. No último dia, pedalamos com sol quente e lindas vistas os 45km de Angra até Mangaratiba, onde o grupo entrou no ônibus, as bikes no caminhão e fomos até o Rio, no Alto da Boa Vista. De lá fomos para o trecho final, parando na Vista Chinesa, para deixar o grupo impressionado com a paisagem da zona sul da cidade do Rio, lagoa Rodrigo de Freitas pela ciclovia, orla de Ipanema e Copacabana, até o hotel na Avenida Atlântica. Confraternização geral e a champanhe merecida!
Mais uma vez cumprimos nosso trabalho com determinação e toda a equipe Today Tours está de parabéns. Destaque para o efetivo da Polícia Rodoviária Federal, solicitado por nós, que enviou 3 policiais equipados com suas possantes Harley Davidson e um 4x4, mostrando eficiência exemplar e extrema simpatia, além de dar a segurança fundamental em todo o percurso de cerca de 430km percorrido pelos cicloturistas.
O Regain Group foi um exemplo único de união e superação. Fiquei impressionado com o espírito de determinação que marcou todos os momentos de nossa aventura.
Ano que vem tem mais!
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Uma das coisas que admiro em voce e' a sua paixao pela vida, pelas coisas que estao ao seu redor e tambem pelas que estao acima, como as estrelas maravilhosas. O mundo ao seu redor faz voce vibrar e irradiar essa energia a quem esta' a sua volta. Espero que continue sendo essa pessoa linda e especial que e'.
Com carinho de sempre,
Ines
Cidadão do mundo, é simplesmente o que vc é! Cada vez mais te admiro...
Postar um comentário